Cadela volta a “enxergar” com ajuda de aparato em sua coleira


Veterinária fixou diversas varetas de plástico ao redor da coleira de Dolly, que agora não esbarra mais nos objetos pela casa.

Dolly, uma cadela da raça Staffordshire Bull Terrier, teve catarata nos dois olhos devido a um quadro de diabetes, causando a perda total de sua visão. O animal de 10 anos começou a sofrer sérios problemas, já que vivia esbarrando nos objetos pela casa. Preocupada com sua paciente, a veterinária Joanne McCelland desenvolveu uma alternativa muito prática para o problema.

De acordo com o jornal Daily Mail a médica adaptou a coleira de Dolly com varetas de plástico. O objetivo foi ajudar a cadela a sentir os objetos que estão ao seu redor, como se estivesse com uma bengala, e poder desviar deles. Em entrevista à publicação, o britânico Brian Chadwick disse que a invenção trouxe vida de volta à cadela, que se sente muito mais segura para caminhar.

Em pouco tempo o animal tornou-se menos dependente da coleira e quase não a usa dentro de casa, já que aprendeu a identificar os obstáculos. Já quando sai para seus passeios com o dono, a cadelinha não dispensa a ajuda da invenção. Dolly também se tornou uma celebridade no parque que freqüenta, devido às varetas coloridas em seu pescoço.

 

Fonte: PetMag